Fala pessoal, tudo bem? Estão resistindo ao frio? Além de estarmos muito bem agasalhados, outro fator é crucial nessa época. Sempre falo aqui no blog sobre a importância dos cuidados com a pele masculina, não só no inverno, mas durante o ano todo. Tanto para combater sinais de envelhecimento, quanto para ter uma aparência mais saudável e jovem.

Pensando em sempre trazer conteúdo de qualidade, conversei com uma profissional da área, que pode falar com propriedade sobre o assunto. Então a Dra. Mayra de Souza Pasin (@dra.mayrapasin), que é dermatologista, preparou um conteúdo super especial, com muitas informações sobre a pele masculina e os cuidados essenciais que nós homens devemos ter diariamente. PS: A matéria é de autoria  da Dra. Mayra e autorizado por ela a postagem.

Segue a matéria…

“A preocupação em ter uma pele bonita e de aspecto saudável é crescente entre o público masculino. Igual as mulheres, eles também enfrentam problemas como envelhecimento, sensibilidade, acne, entre outros. No entanto, a pele masculina, tanto do rosto como do corpo, tem uma composição distinta da pele feminina e deve ser tratada de forma diferente. Apesar da pele de cada homem ser única, devido a ação hormonal da testosterona,  tende a ser mais espessa, mais oleosa e envelhecer de forma diferente. 

Espessura

A pele masculina, em média, é aproximadamente 20% mais espessa que a pele feminina. Contém mais colágeno e tem um aspecto mais compacto e firme. Na pele masculina, o colágeno se reduz numa velocidade constante. Na pele feminina  a perda ocorre ao longo da vida também, porém, de uma forma mais intensa após a menopausa.  

Oleosidade

Os homens têm mais glândulas sebáceas que as mulheres e portanto, têm mais poros. Tanto suas glândulas sebáceas como os poros são maiores que nas mulheres. A produção de sebo é o dobro da produção feminina, de maneira que a pele masculina é mais oleosa e mais brilhante e está inclinada a formação de impurezas e acne.

Envelhecimento

Os sinais de envelhecimento aparecem mais tarde na pele masculina, mas as mudanças ocorrem rapidamente assim que tenham começado. Apesar das rugas masculinas ocorrerem mais tarde do que nas mulheres, quando aparecem, os sulcos já estão plenamente formados. A redução na firmeza em combinação com o inchaço dos olhos e olheiras, conferem uma aparência cansada. 

Como cuidar da pele masculina

Ao contrário do que se imagina, não é necessário varias horas para um cuidado eficaz da pele.

Limpeza

Lavar o rosto duas vezes ao dia com água fria deve ser o primeiro cuidado a ser adotado em prol de uma aparência mais bonita. Por isso, vale a pena ficar atento também ao tipo de sabonete usado, pois, em geral, as cútis masculinas pedem versões que removam a oleosidade de maneira controlada. Limpezas de pele regularmente com profissional capacitado e uso de máscaras faciais também são indicados. 

Hidratação 

Sempre digo no consultório que óleo é diferente de água. E mesmo peles oleosas precisam ser hidratadas. Devido à forte tendência à oleosidade, a pele dos homens deve ser tratada com um hidratante matificante, responsável por controlar a produção das glândulas sebáceas. 

Barba

Na média, os homens que se barbeiam o fazem 16.000 vezes durante a vida inteira. A pele torna-se mais sensível e reage mais rápido. Fazer a barba diariamente estressa a pele e pode causar irritações.  40% dos homens tem problemas de pele relacionados com o ato de se barbear. Como por exemplo a foliculite ( que será explicada em um outro post). Uma lâmina de barbear cega e/ou a falta de lubrificação ao barbear-se podem causar cortes e arranhões.

É importante fazer a barba com cuidado, particularmente para quem tem pele sensível ou condições como a acne e Dermatite  atópica. 

Proteja e lubrifique a pele com produtos para barbear. Eles ajudam a lâmina a deslizar suavemente sobre a pele. Recomenda-se  aqueles que contém propriedades anti-bacterianas e calmantes. No pós barba dê preferência a produtos de textura leve. 

Faça a barba no sentido do crescimento dos pêlos, não o contrário.

Cuidados anti idade

O uso de produtos preventivos e anti-aging  também devem estar presentes na rotina masculina. Podem ser prescritos ácidos e anti- oxidantes a fim de estimular a pele e manter a sua qualidade. Procedimentos em consultório associados, como microagulhamento, laser e peelings melhoram ainda mais a qualidade do colágeno. 

Proteção solar 

Potente aliado da cútis, o protetor solar  não deve ser dispensado pelos homens. Para garantir uma proteção adequada, a aplicação do produto deve acontecer de duas a três vezes ao dia, em locais onde a luz solar pode entrar em contato com a pele. Além disso, o filtro deve ser sempre o último creme a ser passado no rosto.”

Dra. Mayra de Souza Pasin

Informações super importantes para todos nós homens, não? Eu bato nessa tecla há algum tempo. Precisamos perder o preconceito e essa ideia de que homem não pode ter cuidados com o próprio corpo ou pele. Não é só uma questão de estética, mas também de saúde!

Para quem quiser conferir o texto no site da Dra.Mayra, pode clicar aqui!

Me contem nos comentários quais desses cuidados vocês já incluíram no seu dia-a-dia!

Fui…

 

Share: